Os santos juninos são: São João, Santo Antônio e São Pedro.
Esses santos nos lembram a santidade que envolve a cultura do povo católico e unem as pessoas em prol de um propósito. Que tal conhecer um pouco mais sobre os três santos juninos? Vem com a gente e confira:
Os santos juninos
Santo Antônio – O santo casamenteiro
Batizado como Fernando porém, popularmente conhecido como Santo Antônio. Nascido em Lisboa, por volta de 1195.
Ainda jovem, ingressou no Mosteiro de São Vicente de Fora e iniciou formação religiosa. Logo em seguida, foi estudar no Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra onde passou por volta de 10 anos. La, foi ordenado a ser sacerdote porque tinha um grande poder de pregação.
Faleceu dia 13 de junho de 1231, na Itália. Ao longo da sua vida Santo Antônio realizou alguns milagres durante suas pregações nas praças e igrejas.
O dia de Santo Antônio é comemorado 13 de junho, é comemorado junto com as conhecidas festas juninas aqui no Brasil e em Portugal. Por isso, ele é considerado um dos santos juninos.
Mas porque Santo casamenteiro?
Dizem que Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro por dos um dos seus milagres realizado. Após uma jovem rezar diante a sua imagem para conseguir dinheiro para o casamento, Santo Antonio te deu um bilhete onde dizia para ela ir até um comerciante e o comerciante lhe deu 400 pesos.
Segundo ele, era uma promessa que tinha feito a Santo Antônio e estaria pagando. Além disso, a data que é comemorada no dia dos namorados é um dia antes do dia de Santo Antônio. Ou seja, as pessoas usam para fazer simpatias sobre relacionamento.
São João – Protetor dos casados e enfermos
São João foi quem batizou Jesus, de quem era primo. Nascido em Aim Karim, sua missão enquanto adulto batizava todos que se sentiam arrependidos por seus pecados. Por isso, é conhecido também como São João Batista.
Dizem que foi ele quem anunciou a chegada de Messias e quem identificou que Jesus era um enviado de Deus. Sua morte foi muito triste, São João foi decapitado e a mando de Herodes.
O dia 24 de junho é considerado o dia de São João por ser o dia de seu nascimento. No mesmo mês que é comemorado o dia de São João, é comemorado também os outros dois santos juninos. Porém, há quem diga que São João é o principal dos três e que a origem do nome festa junina vem por conta do nome do santo.
Durante esse período existem diversas formas de comemorações nessas festas como por exemplo pular fogueira.
São Pedro – Santo dos pescadores
Nascido em Betsaida, Pedro era pescador e trabalhava junto com seu irmão no Mar da Galiléia – um lago de água doce formado pelo Rio Jordão. Considerado protetor dos pescadores.
Era um dos primeiros discípulos de Jesus, por ter se tornando o líder dos 12 apóstolos. Nada mais natural que, após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus, ele assumisse a coordenação dos trabalhos. Por isso, foi considerado o primeiro Papa da história.
Pedro morreu crucificado. Quando soube que seria crucificado, Pedro escolheu ser posto de cabeça pra baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. Por isso, dia 29 de junho é considerado o dia de São Pedro, junto com os outros três santos, ele complementa o trio de santos juninos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário