BRINQUEDOS INDÍGENAS
Meus amores! Use e abuse da sua criatividade escolha uma das dicas abaixo de alguns brinquedos indígenas e com ajuda de um adulto construa o seu brinquedo. Mandar a foto para o zap da tia até o dia 12 de abril.
Dos índios, povos pioneiros nas terras conhecidas como Brasil, herdamos muitos costumes e bons hábitos. Também podemos agradecer a herança na fabricação de alguns artefatos de uso no dia a dia como os brinquedos indígenas. São muitas brincadeiras curtidas pelas crianças com origem em tribos do nosso Brasil e você pode conhecer algumas a seguir.
Peteca
A peteca é um brinquedo simples, divertido e contagiante. O princípio é passar para o colega sem deixar o objeto cair. As regras atuais quem determina são os jogadores, podendo ser de permitir apenas um toque ou no máximo dois por pessoa, por exemplo.
( essa peteca pode ser feita com uma meia e papel velho).
Maracá
Estamos falando na verdade de um instrumento musical de percussão. O maracá é feito de um pedaço pequeno de madeira como cabo. Na parte de cima de onde sai o som de fato temos o uso da cabaça devidamente decorada com tinta natural obtida de plantas também. Algumas sementes são inseridas dentro da cabaça e com o seu balançar ela acaba gerando um som bem legal.
Bilboquê
A brincadeira é simples: tentar encaixar a parte de cima do brinquedo (a bola com furo) no espeto de madeira usando apenas uma mão. É só sacudir e tentar! Simples, não é? E contagiante! Este é um dos brinquedos indígenas que os adultos mais gostam de curtir. E pode ser feito em casa com garrafa PET. Costuma, inclusive, ser uma atividade em sala de aula do ensino infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário