10 profissões futuristas prestes a se tornar oportunidades de trabalho
De tempos em tempos universidades, institutos e estudiosos apresentam seus achados a respeito das principais mudanças que podem acontecer, principalmente nos campos da saúde, educação e trabalho.
Veja as 10 profissões futuristas que estão prestes a acontecer:
1. Feng Shui de Dados: Em breve teremos tantos dados que cada pessoa precisará ter um servidor só para si, nesse caos de dados “Esse profissional vai cuidar de todos os aspectos da sua vida digital, organizando o conteúdo das suas redes sociais, do celular, do computador num conjunto harmonioso e agradável: um feng shui dos dados” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 63).
2. Fazendeiro urbano: Não há espaço na terra para produzir todo alimento necessário para uma população que não para de crescer, as fazendas verticais, construídas em prédios, podem ser a solução e esses profissionais “projetariam as lavouras verticais (ou flutuantes) e supervisionariam o trabalho dos robôs responsáveis pelo plantio e pela colheita” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 63).
3. Nostalgista: Nem todos conseguirão acompanhar a mudança frenética de tecnologia “E é aí que entra o nostalgista: um profissional que recria experiências do passado. Ele pode projetar condomínios para aposentados, por exemplo” usando tecnologias do nosso presente que poderão ser de um passado obsoleto em breve (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 63).
4. Designer de lixo: Em pouco tempo produziremos uma quantidade ainda mais inacreditável de lixo e esse profissional será responsável por “desenhar os processos produtivos desde o início para que gerem o mínimo de resíduos, e também será especialista em upcycling: encontrar, e dar, novos usos para as coisas que estão sendo jogadas fora (sem precisar destruí-las para extrair suas matérias-primas)” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 62).
5. Planejador de velhice: Já estamos vivendo mais, e a expectativa é que vivamos ainda mais no futuro e esse “Será um especialista que ajuda as pessoas a formarem patrimônio durante a vida e, quando elas chegam à terceira idade, administra seu dinheiro (que tende a ser mais curto) e o seu tempo (que será abundante), programando atividades para preencher os dias da pessoa e mantê-la feliz” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 62).
6. Piloto civil de drone: Com drones invadindo vários mercados, como a agricultura e o comércio, será necessário ter profissionais capacitados para entender, pilotar e administrar cadeias de drones.
7. Gestor de energia limpa: O consumo de energia crescerá muito nas próximas décadas, o que motivará muitas pessoas a produzir energia extra em suas casas e vender o excedente para as companhias elétricas e mesmo entre si (o que já acontece em alguns países, inclusive), mas como isso dá muito trabalho, nasce o gestor de energia limpa que “vai cuidar da burocracia e atuar como um consultor de investimentos, vendendo excedentes de eletricidade para seus vizinhos e para as empresas de distribuição, sempre de acordo com a melhor cotação” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 62).
8. Consultor genético: A edição de DNA humano para alterar características biológicas de acordo com o desejo das pessoas está se tornando uma demanda cada vez mais aceitável e acessível, mas isso deve criar uma onda cultural de padrões estéticos e culturais nunca vistos antes. Nesse cenário será necessário “Alguém que una habilidades do geneticista à sensibilidade de psicólogo para orientar as pessoas sobre quais alterações deverão, ou não, realizar nos filhos e em si próprias. É uma questão de responsabilidade social, pois as alterações que fizermos passarão para as gerações seguintes” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 61).
9. Diretor de filmes de realidade virtual: O crescimento da realidade virtual – impulsionado pela queda de preços e melhoras na capacidade de processamento dos celulares – abre espaço para um novo profissional que “é ao mesmo tempo artista e engenheiro, com visão artística e domínio das novas tecnologias – que usa para contar histórias de um jeito totalmente novo” (SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 61).
10. Psicólogo de robôs: A evolução da inteligência artificial, aliada ao aprendizado de máquina (machine learning), tem criado sistemas artificiais complexos que devem chegar ao nível de questionamentos existenciais comparados aos nossos. “No futuro, teremos máquinas hiperinteligentes – e vamos precisar de alguém que seja capaz de entende-las, refletir sobre a “motivação” delas e seus processos de tomada de decisão. Trata-se de um especialista preparado para intervir, corrigir e redirecionar o aprendizado das máquinas – um sujeito que é tão engenheiro quanto psicólogo” SUPER INTERESSANTE, 2017, p. 61).
E para quem ainda duvida dessa onda, vale falar sobre Ross, um assistente digital jurídico que já vem sendo usado para ajudar advogados no trabalho de rastrear e entender milhares de casos em um tempo recorde, reestruturando algumas posições desde hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário