Natureza-morta é um tipo de pintura e fotografia em que se veem objetos inanimados, como frutas, louças, instrumentos musicais, flores, livros, taças de vidro, garrafas, jarras de metal, porcelanas, dentre outros objetos. Se refere à arte de pintar, desenhar, fotografarcomposições deste gênero. Na arte contemporânea, é frequente se utilizar, ainda, outros suportes para estas representações de objetos inanimados, como a escultura, instalação e a videoarte, como referências à história da arte.
História
Esse gênero de representação surgiu na Grécia antiga, e também se fez presente em afrescos encontrados nas ruínas de Pompeia. Foi, depois, condenada por teólogos católicos durante a Idade Média.[carece de fontes] A denominação natureza-morta, conforme o alemãoNorbert Schneider,[1] surgiu na Holanda no século XVII, nos inventários de obras de arte. A expressão competiu durante algum tempo com natureza imóvel e com representação de objetos imóveis no século XVI[2]
Pinta-se algo que morreu na natureza?
Não, não! Ao contrário do que o nome pode sugerir, o gênero natureza-morta não se relaciona à morte diretamente. O foco deste tipo de pintura são objetos inanimados.
Qual o tema, então, da natureza-morta?
Neste tipo de pintura, predomina-se telas com mesas (seja de comida ou bebida), louças e talheres, frutas, flores, plantas, instrumentos musicais ou objetos de uso diário, como ferramentas. No geral, sempre se tratam de figuras ligadas à vida doméstica, ao trabalho manual, aos hobbies, ao convívio social.
OBSERVE ALGUMAS IMAGENS DE NATUREZA MORTA



AGORA É COM VOCÊ! PESQUISE OUTRA IMAGENS E MÃOS Á OBRA! ESCOLHA SUA IMAGEM DESENHE EM SUA TELA E TRAGA PARA A PROXIMA AULA DIA - 22 DE MAIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário