quarta-feira, 22 de março de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017

Todos os anos, desde a década de 60 a Igreja Católica aqui no Brasil através daCNBB(Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) nos propõe através da Campanha da Fraternidade um tema social que nos faz refletir sobre o que estamos fazendo para as futuras gerações terem um mundo melhor!... Muitos chegam a conclusão que não estão fazendo nada, mas uma quantidade ainda maior de pessoas chegam a conclusão que de que poderiam estar fazendo mais para contribuir com o plano de salvação escrito por Deus.

Nesse ano de 2017 a Campanha da Fraternidade nos trás o tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e defesa da vida" e o lema "Cultivar e guardar a criação" que é inspirado nas palaras de Deus que encontramos no lívro de Gênesis (Gn. 2,15). É uma questão social a preservação do meio ambiente e em especial de nossos biomas que vem sofrendo a interferência da mão humana desde os tempos do descobrimento do Brasil e durante todo o período da colonização. Mas essa interferência não parou e até os dias de hoje causa danos irreversíveis para o planeta.

A primeiro momento podemos nos perguntar: "O que isso tem haver com a evangelização?", e se pararmos para pensar descobriremos que esse tema tem tudo haver com a evangelização! Pois o próprio Deus nos disse "Façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Que ele reine sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos e sobre toda a terra, e sobre todos os répteis que se arrastem sobre a terra." (Gn. 1,26) e esse "reinar" não é no sentido de destruir, mas sim no sentido de preservar, cuidar e amar. Afinal como o próprio Apóstolo Paulo também nos diz "Pois tudo o que Deus criou é bom e nada há de reprovável, quando se usa com ação de graças." (1Tm. 4,4). E se usamos com sabedoria os recursos que Deus nos deu, com certeza não faltará para as futuras gerações. Mas infelizmente isso não vem acontecendo.

.
Resultado de imagem para imagem da campanha da fraternidade 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário