terça-feira, 28 de abril de 2015

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DA EDUCAÇÃO

UMA REFLEXÃO SOBRE O DIA DA EDUCAÇÃO.

No dia 28 de abril, comemora-se o Dia da Educação. 
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando por meio de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo. Educação no sentido formal é todo processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados.
A educação é base para a evolução adequada de um cidadão e, consequentemente, de uma nação. Se as pessoas têm oportunidades de acesso digno à educação de qualidade, crescem as possibilidades de terem uma vida melhor e de exercerem sua cidadania com mais consciência, podendo, assim, exigir seus direitos e cumprir seus deveres.
diaeduca
A educação formal é um direito fundamental de todo o indivíduo e um dever do Estado. Assim está disposto na Constituição. Esse dever se estende à toda sociedade que tem o papel de cobrar atitudes dos governantes para a execução das leis relativas à educação. Uma sociedade consciente também luta por outras questões necessárias ao grupo. A educação promove essa consciência.
O processo de educar não cabe somente aos governantes. Esse processo começa em casa, com a família. Pais ensinam aos filhos o que julgam certo e o que, realmente, é correto no que diz respeito a questões universais, como ética, respeito, solidariedade, caridade, participação coletiva, entre outras tantas. Muito mais que as lições verbais, o exemplo ensina com mais eficiência. De nada adianta falar de uma maneira e agir de outra. E, ainda, é fundamental que uma criança seja amada. Amor é uma forma de educar.
A escola funciona como papel complementar. Além de ensinar a vida em sociedade, proporciona ao jovem material para o desenvolvimento intelectual e prático para sua vida futura. O mundo moderno exige das pessoas uma preparação cada vez melhor para o exercício de suas tarefas. Ler e escrever, além de serem formas de se comunicar com o mundo, são atividades básicas para o desempenho de muitas outras funções.
Não se pode limitar o Dia da Educação como se fosse um dia de comemoração apenas. É necessário torná-lo um dia de tomada de consciência que deve se alargar por todos os outros dias. Repensar e agir de maneira consistente para que se possa um dia dizer que em todos os dias a educação é comemorada.
http://oitimba.com.br/portal/2015/04/uma-reflexao-sobre-o-dia-da-educacaoacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário